Caminhada em apoio as Famílias dos Autistas de Itupiranga - AFAI, foi realizada na terça feira, dia 02 de Abril lota a principal Avenida de Itupiranga.
03/04/2024 21:58 em Itupiranga e Região

Um evento em comemoração ao dia Internacional do Autismo mobilizou a população Itupiranguense que foi as ruas em apoio as Familias dos Autistas

Aconteceu na terça-feira, dia 02 de Abril, a 2ªCaminhada pela concientização do Autismo, com sáida as 16 horas da Lagoa Geovana Gomes, na Avenida 14 de Julho em Itupiranga, Sudeste Paraense. Como anunciado, uma multidão se concentrou  organizada em blocos e seguiu em direção ao colégio Jarbas Gonçalves Passarinho, onde foi finalizada com as falas dos organizadores e apoiadores.

Estavam presentes diversos alunos das escolas aqui da sede do município, a banda da Igreja Adventista (Desbravadores), as crianças e adolescentes da APAE Itupiranga e monitores, a equipe da Semed itupiranga na gestão de Jodão Martins que também compareceu ao evento, acompanhado do jornalista e diretor da Alvorada Itupiranga, o Senhor Markus Mutran, Alunos do Projeto Soldado Mirim, além de uma enorme fila de motos e carros que seguiam aos fundos a perder de vista.  

Entenda: O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.

De acordo com o quadro clínico, os sintomas podem ser divididos em 3 grupos:

– ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

– o paciente é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

– domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite levar a vida próxima do normal.

Tratamento:

O autismo é um transtorno crônico mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar. Envolve a intervenção de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, além da imprescindível orientação aos pais ou cuidadores. É altamente recomendado que uma equipe multidisciplinar avalie e desenvolva um programa de intervenção personalizado, pois nenhuma pessoa com autismo é igual a outra.

 

Fontes:

 

Associação de Amigos do Autista 

COMENTÁRIOS