19 de abril – Dia dos Povos Indígenas: Povo Gavião celebra 11° Festival Safra da Castanha Nova
O evento aberto ao público acontecerá de 20 a 26 de abril, na TI Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins
Por Kaio Santos
Publicado em 21/04/2025 08:28
Itupiranga e Região

Um dos maiores eventos culturais indígenas do sul e sudeste do Pará, o Festival Safra da Castanha Nova (Parxôhy Ituwa Kaxuwa Amjikin, na língua Timbira), acontecerá na semana de 20 a 26 de abril. Em sua 11ª edição, o festival realizado pela aldeia Gavião Kyikatêjê, tem o objetivo de promover o intercâmbio para o fortalecimento da cultura indígena. O evento aberto ao público acontece na TI (Terra Indígena) Mãe Maria, no município de Bom Jesus do Tocantins, localizada a cerca de 40km de Marabá.

Durante o festival, a programação inclui corridas da tora grande, tora de mão e tora empenada, jogo de flecha e corrida de varinha. Haverá também competições de natação, canoagem e futebol entre as aldeias, com dois representantes por etnia. À noite, a aldeia é contagiada pelo som e ritmo da dança indígena e pelas disputas de cabo de força. O encerramento oficial terá as finais das modalidades e dança cultural até o amanhecer.

A ação celebra o início da colheita da castanha do Pará. As festas do Povo Gavião seguem o tempo dos recursos da natureza, garantindo melhor manejo e conservação da espécie. A presença das castanheiras e dos açaizeiros está ligada também à história do povo Gavião, pois orientavam, no passado, a escolha do local para suas aldeias, atraindo animais para suas caças.

O festival conta com parte dos recursos provenientes do Plano Básico Ambiental (PBA) que integra o licenciamento federal da Estrada de Ferro Carajás (EFC). Por meio dos seus Programas estão previstas ações voltadas para o fortalecimento cultural dos costumes indígenas.

Zeca Gavião, líder indígena, explica que o festival valoriza e celebra os saberes tradicionais. “O objetivo é fortalecer a cultura indígena do Povo Gavião, valorizar nossos costumes, além de ser uma oportunidade de repassar as tradições para os mais jovens e ensinar sobre os recursos naturais”, diz Zeca. O Festival é aberto ao público e será realizado na Aldeia Gavião Kyikatêjê, situada na rodovia BR 222, km 25, em Bom Jesus do Tocantins (PA).

A Terra Indígena Mãe Maria possui 63 mil hectares e atualmente cerca de 1300 indígenas constituem o Povo Gavião distribuídos em 30 aldeias.

Confira abaixo a programação do Festival Safra da Castanha:

Dia 20/04

Show com música ao vivo

Dia 21/04

Manhã – Tora grande, futebol e jogo de flecha

Tarde – Corrida de tora e varinha

Noite – Apresentação cultural e disputa de cabo de força

Dia 22/04

Manhã – Futebol e jogo de flecha

Tarde – 100m com tora, corrida de tora de mão

Noite – Apresentação cultural e disputa de cabo de força

Dia 23/04

Manhã – Futebol e jogo de flecha

Tarde – Tora empenada

Noite – Apresentação cultural e disputa de Cabo de força

Dia 24/04

Manhã – Natação e canoagem na limpeza

Tarde – Semifinais do futebol

Noite – Apresentação cultural, semifinais Cabo de força, Varinha e Tora de mão

Dia 25/04

Manhã e tarde – Semifinais das modalidades

Noite – Desfile

26/04

Finais e encerramento do evento

Dança cultural até o dia amanhecer, encerramento do Pãn me Hak

(Ascom Vale. Foto: Madson Gavião)

Comentários

Chat Online